terça-feira, 8 de julho de 2014

Jean-Luc Godard (1930 - ... )





Jean-Luc Godard - nascido em Paris, a 3 de Dezembro de 1930 - é um cineasta franco-suíço reconhecido por ser um "autor" de um cinema vanguardista e polémico, que tomou como temas e assumiu como forma, de maneira ágil, original e quase sempre provocadora, os dilemas e perplexidades do século XX. Além disso, é também um dos principais nomes da "Nouvelle Vague". 

Godard passou a infância e juventude na Suíça, tendo depois estudado etnologia na Sorbonne. A partir de 1952, colaborou na revista Cahiers du Cinéma e, depois de vários curta-metragens, realizou, em 1959, a sua primeira longa metragem, "À bout de souffle" ("O Acossado"), em que adoptou inovações narrativas e filmou com a câmara na mão, rompendo uma regra até então inviolável. Esse filme foi um dos primeiros da Nouvelle Vague, movimento que se propunha renovar a cinematografia francesa e revalorizava a realização, reabilitando o filme dito de autor.

Os filmes seguintes confirmaram Godard como um dos mais inventivos realizadores da Nouvelle Vague: "Vivre sa vie" ("Viver a sua vida") - 1962, "Bande à part" - 1964, "Alphaville" - 1965, "Pierrot le fou" ("Pedro, o louco") - 1965, "Deux ou trois choses que je sais d'elle" ("Duas ou três coisas que eu sei dela") - 1966, "La Chinoise" ("A chinesa") - 1966, e "Week-end" ("Fim de semana")- 1968.

O cinema de Godard nessa fase caracteriza-se pela mobilidade da câmara, pelos demorados planos-sequências, pela montagem descontínua, pela improvisação e pela tentativa de carregar cada imagem com valores e informações contraditórios.

Após o movimento estudantil de Maio de 1968, Godard criou o grupo de cinema Dziga Vertov — assim chamado em homenagem a um cineasta russo de vanguarda — e voltou-se para o cinema político. "Pravda" (1969) trata da invasão soviética da Checoslováquia; "Le vent d'Est" ("Vento do Oriente") -1969, com roteiro do líder estudantil Daniel Cohn-Bendit, desmistifica o western e "Jusqu'à la victoire" ("Até a vitória") - 1970, enfatiza a guerrilha palestiniana. 

Mais uma vez, Godard procurou inovar a estética cinematográfica com "Passion" (1982), reflexão sobre a pintura. Os filmes seguintes, como "Prénom: Carmen" (1983) e "Je vous salue Marie" (1984), provocaram acesa polémica e o último deles, irreverente em relação aos valores cristãos, esteve mesmo proibido em vários países.

Prémios ganhos:

Ganhou o Urso de Ouro, no Festival de Berlim, por "Alphaville" (1965).
Ganhou um Urso de Prata especial, no Festival de Berlim, por "Charlotte et son Jules" (1960).
Ganhou o Urso de Prata de Melhor Realizador, no Festival de Berlim, por "À bout de souffle" (1959).
Ganhou o Leão de Ouro, no Festival de Veneza, por "Prenome Carmen" (1983).
Ganhou duas vezes o Prémio do Júri, no Festival de Veneza, por "Vivre sa vie" (1962) e "La chinoise, ou plutot a la chinoise" (1967).
Ganhou, em 1982, um Leão de Ouro Honorário, em homenagem à sua carreira.
Ganhou o Leopardo de Honra, no Festival de Locarno, em 1995.
Recebeu duas nomeações ao César, na categoria de Melhor Filme, por "Sauve qui peut " (1979) e "Passion" (1982).
Recebeu duas nomeações ao César, na categoria de Melhor Realizador, por "Sauve qui peut " (1979) e "Passion" (1982).
Ganhou dois Césares Honorários, entregues em 1987 e 1998.
Ganhou o Óscar Honorário, entregue em 2010.



Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E   (Recomendado)


O Acossado (1960)

Viver a Sua Vida (1962)

O Desprezo (1963)

Alphaville (1965)

Pedro o Louco (1965)



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