sábado, 3 de dezembro de 2016

Aleksandr Dovzhenko (1894 - 1956)





Aleksandr Petrovich Dovzhenko (nome ucraniano) ou Oleksandr Petrovych Dovzhenko (nome russo) - nascido a 29 de Agosto de 1894, em Vyinische (Ucrânia) e falecido a 25 de Novembro de 1956 em Moscovo (Rússia) - foi um argumentista, produtor de cinema e realizador soviético (na altura URSS) de origem ucraniana. É, frequentemente, citado como um dos mais importantes cineastas soviéticos, juntamente com Sergei Eisenstein, Dziga Vertov e Vsevolod Pudovkin, além de ser um pioneiro da teoria da montagem soviética


Alexander Dovzhenko nasceu na aldeia de Viunyshche, localizada no Chernigov Governorate, Império Russo (agora parte da cidade de Sosnytsia em Chernihiv Oblast, Ucrânia), filho de Petro Semenovych Dovzhenko e de Odarka Yermolayivna Dovzhenko. Os seus antepassados ​​paternos eram cossacos ucranianos (Chumaks) que se estabeleceram em Sosnytsia no século XVIII, vindo da província vizinha de Poltava. Alexander era o sétimo de catorze crianças, mas, devido à taxa horrível da perda de crianças de então, tornou-se o irmão mais velho na altura que fez onze (somente Alexander e a sua irmã Polina sobreviveram).

Embora os seus pais não fossem educados, o avô semi-letrado de Dovzhenko encorajou-o a estudar, levando-o a tornar-se professor aos 19 anos. Escapou ao serviço militar durante a Primeira Guerra Mundial por causa da sua precária condição cardíaca, mas, durante a guerra soviético-ucraniana, lutou no exército da República Popular Ucraniana contra o Exército Vermelho.

Em 1919, foi feito prisoneiro em Zhytomyr e enviado para um campo de concentração. Em 1920, Dovzhenko juntou-se ao partido Borotbist. Serviu como assistente do Embaixador em Varsóvia, bem como em Berlim. Após o seu retorno à URSS em 1923, começou a ilustrar livros e desenhos animados em Kharkiv.

Dovzhenko tornou.se cineasta em 1926, quando desembarcou em Odessa. A sua ambiciosa iniciativa levou-o à produção do seu segundo roteiro, "Vasya the Reformer" (que também co-realizou). Alacançou maior sucesso com "Zvenyhora" em 1928, que o estabeleceu como um dos grandes cineastas da sua época. A sua obra seguinte, "Trilogia da Ucrânia" ("Zvenigora", "Arsenal" e "Terra"), embora subestimada por alguns críticos soviéticos contemporâneos (que considetou algum do seu realismo contra-revolucionário), é o seu trabalho mais conhecido no Ocidente. O seu filme "Shchors", Dovzhenko foi galardoado com o prémio Stalin (1941). Oito anos mais tarde, em 1949, foi-lhe concedido um outro prémio de Stalin drvido ao seu filme "Michurin".

Dovzhenko trabalhou como jornalista de guerra para o Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de passar vários anos escrevendo, co-escrevendo e produzindo filmes no Mosfilm Studios em Moscovo, passou a escrever romances. Ao longo de uma carreira de 20 anos, Dovzhenko realizou, pessoalmente, apenas 7 filmes.

Foi mentor de jovens cineastas soviéticos como Larisa Shepitko e Serhiy Paradzhanov. Dovzhenko morreu de ataque cardíaco, a 25 de Novembro de 1956, na sua dacha em Peredelkino. A sua esposa, Yulia Solntseva continuou o seu legado, produzindo filmes e concluindo projectos que Dovzhenko não conseguiu concretizar.

Os Estúdios de Cinema Dovzhenko em Kiev foram assim denominados após a sua morte, em sua homenagem.


FILMOGRAFIA

 1949 Proshchay, Amerika!
 1949 Michurin
 1945 Pobeda na Pravoberezhnoi Ukraine i izgnaniye nemetsikh zakhvatchikov za predeli Ukrainskikh sovietskikh zemel (Documentary)
 1945 Yerkir hayreni (Documentary)
 1943 Bitva za nashu Sovetskuyu Ukrainu (Documentary) (creative director - as A. Dovzhenko)
 1940 Osvobozhdeniye (Documentary)
 1939 Bukovina, zemlya Ukrainskaya (Short)
 1939 Shchors
 1935 Aerograd
 1932 Ivan
 1930 A Terra
 1929 Arsenal
 1928 Zvenigora
 1927 Sumka dipkuryera
 1926 Yagodka lyubvi (Short)
 1926 Vasya reformator dits)




Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.


T O P    F I V E  (Recomendado)

Zvenigora (1928)

Arsenal (1929)

A Terra (1930)

Ivan (1932)

Proshchay, Amerika! (1949)



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