Michael Curtiz - nascido em Budapeste, a 24 de Dezembro de 1886 — e falecido em Hollywood, a 10 de Abril de 1962 - foi um realizador de cinema húngaro-americano. Também era conhecido por Mihaly Kertesz ou por Manó Kertész Kaminer, o seu nome de nascimento.
Dirigiu, pelo menos, cinquenta filmes na Europa e cerca de cem nos Estados Unidos, tendo sido muito bem sucedido nos inícios da Warner Bros., onde adquiriu a reputação de competência e eficiência, mas também de ser difícil de se trabalhar. Os seus filmes mais conhecidos são "Casablanca" e "As Aventuras de Robin Hood". Este último foi o de maior sucesso de uma série de filmes de aventuras clássicas nos quais dirigiu o astro Errol Flynn. Nos anos 1950, dirigiu Elvis Presley no filme "King Creole", ("Balada Sangrenta"). Curtiz começou a ter menos sucesso a partir do final dos anos quarenta, quando tentou mudar da direção de filmes para a produção, e para o trabalho independente. Apesar de vários dos seus trabalhos, como "Casablanca", serem altamente respeitados pelos críticos de cinema, há alguma polêmica sobre o quanto o seu corpo de trabalho tem um estilo pessoal coerente.
Infância e juventude
Michael Curtiz nasceu Manó Kertész Kaminer em Budapeste, à época parte do Império Austro-Húngaro, hoje capital da Hungria, numa família judaica. Dizia ter nascido a 24 de Dezembro de 1886, mas tanto dia quanto ano de nascimento são sujeitos a dúvidas. Gostava de contar histórias sobre a sua infância e juventude. Por exemplo, que teria fugido de casa para se juntar ao circo e que fez parte da seleção húngara de esgrima nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912, em Estocolmo.
Contudo, parece ter tido uma vida convencional de classe média. Estudou na Universidade de Markoszy e na Academia Real de Teatro e Arte, ambas em Budapeste. Depois começou a sua carreira como actor e realizador sob o pseudónimo de Mihály Kertész, no Teatro Nacional Húngaro, em 1912.
Há poucos detalhes das suas primeiras experiências como realizador, e não é claro que parte ele pode ter tomado na direção de vários dos seus primeiros filmes, mas sabe-se que ele dirigiu pelo menos um filme na Hungria antes de passar 6 meses de 1913 no estúdio Nordisk na Dinamarca, aperfeiçoando-se no ofício. Quando estourou a Primeira Guerra Mundial, serviu por breve período de tempo na artilharia do Exército Austro-Húngaro, tendo retornado à realização de filmes em 1915. Neste ou no ano seguinte, casou com a actriz Lucy Doraine, mas divorciaram-se em 1923.
Curtiz deixou a Hungria quando a indústria cinematográfica foi nacionalizada, em 1919, e acabou por se fixar em Viena. Fez, pelo menos, 21 filmes para o estúdio Sascha-Film, entre os quais os épicos bíblicos "Sodom und Gomorrha" (1922) and "Die Sklavenkönigin", em 1924. O último foi lançado nos Estados Unidos como "Moon of Israel" ("Lua de Israel") e chamou a atenção de Jack Warner, que contratou Curtiz para o seu estúdio, com intenção de que ele dirigisse um filme similar para a Warner Bros. O filme foi "Noah's Ark" ("A Arca de Noé"), que ele dirigiu em 1928. O segundo casamento de Curtiz, de novo com uma actriz, chamada Lili Damita, durou apenas de 1925 a 1926. Quando foi para a América, Curtiz deixou para trás pelo menos um filho ilegítimo, para o qual ele deixou de pagar pensão.
Carreira nos Estados Unidos
Curtiz chegou aos Estados Unidos em 1926, segundo algumas fontes, a 4 de Julho, dia da independência norte-americana. Todavia, segundo outras fontes, Curtiz chegou em Junho. Adoptou o nome americanizado Michael Curtiz. Teve uma carreira hollywoodiana longa e prolífica, que contou com o seu nome nos créditos de mais de 100 filmes, em muito géneros cinematográficos. Durante os anos 1930, Curtiz chegou a figurar nos créditos de quatro filmes num único ano! Contudo, nem sempre ele era o único realizador desses projetos. No período antes do código Hayes, Curtiz dirigiu filmes como "Os Crimes do Museu" (filmado em Technicolor de 2 fitas) e "The Kennel Murder Case", com William Powell interpretando Philo Vance.
No meio dos anos 1930, Curtiz começou o ciclo muito bem sucedido de filmes de aventura, estrelados por Olivia de Havilland e Errol Flynn, que incluíam "Capitão Blood" (1935), "A Carga da Brigada Ligeira" (1936), "As Aventuras de Robin Hood" (1938) e "A Estrada de Santa Fé", de 1940.
No início dos anos 1940, Curtiz já estava bastante rico, ganhando 3 600 dólares por semana. Era dono de uma substancial mansão, que incluía um campo de polo. Um dos seus parceiros regulares era Hall Wallis, que conheceu Curtiz na sua chegada aos Estados Unidos e passou a ser seu amigo íntimo. A esposa de Wallis, a actriz Louise Fazenda, e a terceira esposa de Curtiz, Bess Meredyth, actriz e roteirista, tornaram-se íntimas desde o casamento de Curtiz e Meredyth, em 1929. Curtiz era muito infiel e teve numerosas relações sexuais com actrizes extra no ambiente de filmagem. Meredyth chegou a deixá-lo, mas foi por um período curto: permaneceram casados até 1961, pouco antes da morte de Curtiz. Ela auxiliava Curtiz quando quer que ele precisasse lidar com scripts ou outros elementos que ultrapassassem os seus conhecimentos de inglês. Frequentemente, ligava para lhe pedir conselhos sempre que surgia um problema durante as filmagens.
Bons exemplos do seu trabalho nos anos 1940 foram "O Lobo do Mar" (1941), "Casablanca" (1942) e "Alma em Suplício", de 1945. Durante esse período também dirigiu "Missão em Moscovo", um filme de propaganda pró-soviética de 1943, para o qual foi indicado a pedido do presidente Franklin D. Roosevelt para auxiliar no esforço de guerra.
Apesar de Curtiz ter fugido da Europa antes da ascensão do Nazismo, outros membros da sua família não tiveram a mesma sorte. A família de uma sua irmã foi enviada para Auschwitz, onde morreram o marido e os três filhos. Curtiz doou parte do seu salário para o European Film Fund, uma associação beneficente que auxiliava refugiados europeus que eram da indústria de cinema a se estabelecerem nos Estados Unidos.
No final dos anos 1940, fez um novo acordo com a Warner, sob o qual o estúdio e a produtora de filmes de Curtiz dividiriam os custos e os lucros dos próximos filmes. Os filmes tiveram más bilheteiras. No entanto, tanto em decorrência do declínio geral da indústria do cinema neste período, como porque Curtiz talvez não tivesse a capacidade para dar forma ao projecto completo de um filme de sucesso, o que inclui mais do que dirigir o filme. Segundo uma biografia, Curtiz dizia que "eles só gostam de você quando traz dinheiro para a conta da empresa. Senão eles te lançam na sarjeta no dia seguinte". A longa parceria entre o realizador e o estúdio decaiu numa amarga batalha nos tribunais. Depois de terminada a sua relação com a Warner, Curtiz continuou a dirigir, como freelancer, de 1953 em diante.
O seu último filme, "Os Comancheros", com John Wayne, foi lançado menos de um ano antes da sua morte, por cancro, a 10 de Abril de 1962. Foi enterrado no cemitério Forest Lawn Memorial Park, em Glendale (Califórnia).
Curtiz sempre foi extremamente ativo: os seus dias de trabalho eram muito longos, praticava vários desportos nas suas horas vagas e, muitas vezes, foi encontrado dormindo debaixo de um chuveiro frio… Não gostava de actores que almoçavam, pois acreditava que o almoço retirava a energia para o trabalho à tarde. O lado ruim dessa dedicação era, muitas vezes, um tratamento duro, diferente do que usava com os outros: a actriz Fay Wray disse "parecia que ele não era de carne e osso, mas sim parte do mesmo metal da câmara". Também não era muito popular entre os seus colegas: era conhecido como arrogante e perfeccionista. Reservava muito do seu veneno para os subordinados, em vez das estrelas: frequentemente discutia com técnicos e dispensava actores extra com palavras duras. Bette Davis recusou trabalhar com ele uma segunda vez, por ele lhe ter dirigido palavras duras e de baixo calão.
Tinha uma má opinião sobre os actores em geral, dizendo que a interpretação é "cinquenta por cento um grande conjunto de truques. Os outros 50% deveriam ser talento e habiidade, mas raramente são". Contudo, nem sempre ofendia todos: tratou Ingrid Bergman com cortesia durante as filmagens de "Casablanca", enquanto que Claude Rains dizia que foi Curtiz que lhe ensinou a diferença entre actuar para teatro e para cinema.
Durante toda a sua vida, Curtiz teve dificuldades com a língua inglesa e há várias anedotas as sobre suas dificuldades de expressão. Confundiu um contra-regra em "Casablanca" quando pediu um poodle, quando o que queria era uma poça de lama, ou "puddle of water" em inglês. O actor David Niven gostava de "tragam os cavalos vazios", frase de Curtiz quando quis dizer "tragam os cavalos sem os seus cavaleiros"; tanto gostava que a usou como título da sua autobiografia.
Avaliação da crítica
O trabalho de Curtiz mereceu pouca atenção da crítica cinematográfica: a sua produtividade fenomenal e a variedade dos seus resultados parecem fazer dele a antítese do cinema de autor. Contudo, estas características eram típicas da produção dos estúdios, com o qual Curtiz trabalhava, em vez de serem exclusivas dele. Como o jornalista e historiador de cinema Aljean Harmetz afirma "praticamente todos os filmes da Warner Bros. fugiam da teoria de que o realizador é o autor do filme. Curtiz pode ser visto como fundamentalmente um diretor de estúdio, que se superava na direção no ambiente do filmagem, mas que perdeu o pé quando tentou ter maior controle da produção de um filme, como ocorreu a partir do final dos anos 1940. Harmetz afirma que a visão de filme de Curtiz era totalmente visual. Ele chega a citar uma frase de Curtiz: "quem se importa com os personagens? Faço o filme andar tão rápido que ninguém se importa com eles."
Premiação
Curtiz recebeu quatro nomeações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao Óscar de Melhor Realizador: antes que "Casablanca" ganhasse, em 1944,
Foi nomeado por "A Canção da Vitória", em 1943, por "Anjos de Cara Suja" e "Four Daughters" em 1939. "Capitão Blood", chegou em segundo lugar na classificação para o Oscar de 1936, mesmo sendo um candidato fora da lista.
FILMOGRAFIA
1961 Os Comancheros
1961 S. Francisco de Assis
1960 As Aventuras de Huckleberry Finn
1960 Escândalo na Corte
1959 O Encontro Fatal
1959 O Carrasco
1958 Balada Sangrenta
1958 O Rebelde Orgulhoso
1957 O pecado de ter nascido
1956 A Felicidade Não Se Compra
1956 O Rei Vagabundo
1956 Garras de Mulher
1955 Veneno de Cobra
1954 Natal Branco
1954 O Egípcio
1954 The Boy from Oklahoma
1953 Barreiras Vencidas
1952 Sonhos de Artista
1952 The Story of Will Rogers
1951 O Amor É Coisa de Dois
1951 O Homem de Bronze
1951 Quando Passar a Tormenta
1950 À Sombra do Mal
1950 Fumos da Ambição
1950 Duas Mulheres, Dois Destinos
1949 Até Parece Mentira
1949 O Caminho da Redenção
1949 Meus Sonhos Pertencem-te
1948 Romance no Alto Mar
1947 Sem Sombra de Suspeita
1947 A Culpa é do Papá
1946 Fantasia Dourada
1945 Alma em Suplício
1945 O Preço da Felicidade
1944 Janie Tem Dois Namorados
1944 Passagem Para Marselha
1943 Forja de Heróis
1943 Mission to Moscow
1942 Casablanca
1942 Canção Triunfal
1942 Corsários das Nuvens
1941 O Bombardeiro
1941 O Lobo do Mar
1940 A Caminho de Santa Fé
1940 O Gavião dos Mares
1940 Duas Causas
1939 Quatro Noivas
1939 Isabel de Inglaterra
1939 Filhas Corajosas
1939 Sons of Liberty (Short)
1939 Vida Nova
1939 A Ilha Sinistra (uncredited)
1938 Anjos de Cara Negra
1938 Quatro Filhas
1938 Quatro São Demais...
1938 As Aventuras de Robin dos Bosques
1938 A Batalha do Oiro
1937 O Homem Perfeito
1937 O Mais Forte
1937 Justiça da Montanha
1937 A Mulher Marcada (uncredited)
1937 Stolen Holiday
1937 A Legião Negra (uncredited)
1936 A Carga da Brigada Ligeira
1936 Adversidade (uncredited)
1936 O Morto que Voltou à Vida
1935 O Capitão Blood
1935 Little Big Shot
1935 Front Page Woman
1935 Casino de Paris (uncredited)
1935 The Case of the Curious Bride
1935 Fúria Negra
1934 British Agent
1934 A Chave
1934 Jimmy the Gent
1934 Noites do Oriente
1933 Female
1933 Morte no Canil
1933 Goodbye Again
1933 Casa de Correcção (uncredited)
1933 Quando a Sorte Sorri
1933 Pelo Buraco da Fechadura
1933 Máscaras de Cera
1932 20 000 Anos em Sing-Sing
1932 The Cabin in the Cotton
1932 O Monstro
1932 The Strange Love of Molly Louvain
1932 Alias the Doctor
1932 The Woman from Monte Carlo
1931 The Mad Genius
1931 God's Gift to Women
1931 Dämon des Meeres
1930 A Soldier's Plaything
1930 River's End
1930 Bright Lights
1930 The Matrimonial Bed
1930 Under a Texas Moon
1930 Mammy
1929 Corações no Exílio
1929 The Gamblers
1929 Madonna of Avenue A
1929 Boneca Caprichosa
1928 A Arca de Noé
1928 Noites de Nova Iorque
1927 Good Time Charley
1927 O Crime ao Sol
1927 A Million Bid
1926 O Circo da Morte
1926 A Borboleta Doirada (as Michael Kertesz)
1926 A Tipóia Nº 13 (as Michael Kertész)
1925 A Bonequinha de Paris (as Michael Kertesz)
1924 Ein Spiel ums Leben
1924 General Babka
1924 Estrela de Israel (as Michael Courtice)
1924 Harun al Raschid (as Michael Kertész)
1923 Namenlos (as Michael Kertész)
1923 Avalanche (as Michael Kertesz)
1923 O Jovem Medardus (as Michael Kertész)
1922 Sodoma e Gomorra (as Mihály Kertész)
1921 Uma Mulher Intrépida (as Mihaly Kertesz)
1921 Porque o Matou? (as Michael Kertesz)
1921 Sempre a Mulher! (as Michael Kertesz)
1921 Mrs. Tutti Frutti (as Michael Kertész)
1920 Die Gottesgeisel (as Michael Kertesz)
1920 Der Stern von Damaskus (as Michael Kertesz)
1920 Boccaccio (as Michael Kertesz)
1919 Liliom (as Kertész Mihály)
1919 Die Dame mit dem schwarzen Handschuh (as Michael Kertesz)
1919 Jön az öcsém (Short) (as Kertész Mihály)
1918 A csúnya fiú (as Mihály Kertész)
1918 Alraune (as Mihály Kertész)
1918 A skorpió I. (as Kertész Mihály)
1918 A víg özvegy (as Kertész Mihály)
1918 Az ördög (as Kertész Mihály)
1918 Júdás (as Mihály Kertész)
1918 Lu, a kokott (as Mihály Kertész)
1918 Lulu
1918 Varázskeringö (as Mihály Kertész)
1918 A napraforgós hölgy (as Mihály Kertész)
1918 99 (as Mihály Kertész)
1917 A béke útja (as Mihály Kertész)
1917 A föld embere (as Kertész Mihály)
1917 Árendás zsidó (as Mihály Kertész)
1917 A senki fia (as Kertész Mihály)
1917 A szentjóbi erdö titka (as Mihály Kertész)
1917 Az ezredes (as Mihály Kertész)
1917 Az utolsó hajnal (as Mihály Kertész)
1917 Egy krajcár története (as Kertész Mihály)
1917 Halálcsengö (as Mihály Kertész)
1917 Tavasz a télben (as Mihály Kertész)
1917 Zoárd mester (as Mihály Kertész)
1917 A vörös Sámson (as Kertész Mihály)
1917 Tatárjárás (Short) (as Kertész Mihály)
1917 A kuruzsló (as Kertész Mihály)
1916 A fekete szivárvány (as Kertész Mihály)
1916 A karthausi
1916 A magyar föld ereje (as Kertész Mihály)
1916 Az ezüst kecske (as Kertész Mihály)
1916 Doktor úr (as Kertész Mihály)
1916 Farkas (as Kertész Mihály)
1916 Makkhetes (as Mihály Kertész)
1915 Akit ketten szeretnek (as Mihály Kertész)
1915 A tolonc (as Kertész Mihály)
1914 A kölcsönkért csecsemök (as Kertész Mihály)
1914 Az éjszaka rabja (as Kertész Mihály)
1914 Bánk bán (as Kertész Mihály)
1914 A hercegnö pongyolája (as Kertész Mihály)
1914 Az aranyásó (as Mihály Kertész)
1913 Házasodik az uram (as Kertész Mihály)
1913 Rablélek (as Kertész Mihály)
1913 Az utolsó bohém (as Kertész Mihály)
1912 Ma és holnap (as Kertész Mihály)
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
Capitão Blood (1935)
As Aventuras de Robin dos Bosques (1938)
Anjos de Cara negra (1938)
Casablanca (1942)
Alma em Suplício (1945)
Sem comentários:
Enviar um comentário