Charlotte Rampling - nascida em Sturmer (Essex), a 5 de Fevereiro de 1946 - é uma actriz britânica. A sua carreira abrange mais de quatro décadas no cinema internacional, especialmente no britânico, americano, francês e italiano.
Charlotte é portadora da Mais Excelente Ordem do Império Britânico (em inglês: Most Excellent Order of the British Empire) que é uma ordem de cavalaria estabelecida a 4 de Junho de 1917 pelo rei Jorge V.
Nascida em Sturmer, uma pequena cidade do condado de Essex, na Inglaterra, Charlotte é filha de um coronel do exército britânico e da NATO, Godfrey Rampling, campeão olímpico integrante da equipe britânica de revezamento 4 x 400 metros rasos que obteve a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, e de Anne Isabelle (nascida Gurteen), uma pintora. Estudou em colégios de elite, a Jeanne d'Arc Académie pour Jeunes Filles, em Versalhes (França) e a St. Hilda's School, em Bushey (Hertfordshire), em Inglaterra.
Aos 17 anos, começou uma carreira de modelo num comercial de televisão e dois anos depois é lançada em grande estilo no cinema com um pequeno papel no filme "The Knack ...and How to Get It "(1964), que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes e revelou jovens actores britânicos, ícones da década de 1960, como Michael Crawford e Rita Tushingham.
Depois de mais dois pequenos filmes, a sua carreira dividiu-se entre os cinemas francês, italiano e britânico. A jovem Charlotte tinha um estilo sexy com um quê de masculinizado, que chamava a atenção do público e da crítica. Apesar do sucesso que começou a fazer ao lado de actores da sua geração, Charlotte revelou numa entrevista, anos mais tarde: "Nós não estávamos felizes. Aquilo era um pesadelo, quebrar as regras e tudo o mais. Todo mundo achava que nos estávamos a divertir bastante, mas as pessoas enchiam-se tanto de drogas que nem sabiam o que estava acontecendo."
Trabalhou em 1972 no filme "Asilo Sinistro", da Amicus. Após alguns filmes de menor expressão, Charlotte, que sempre deu preferência a papéis controversos e desafiadores do que a papéis populares, deu um salto na carreira com um dos papéis principais de "La caduta degli dei" ("Os Malditos"), uma das obras-primas anti-guerra e antinazi do mestre do cinema italiano Luchino Visconti, que a tornou um dos nomes mais conhecidos do cinema na Europa. O seu olhar considerado gélido e sedutor, ("The Look", como era chamado) ressaltado pelas suas sobrancelhas, passa a ser sua marca registada. O seu grande momento, entretanto, veio cinco anos depois, no polémico e aclamado pela crítica "Il portiere di notte" ("O Porteiro da Noite", 1974), de Liliana Cavani, que trata da relação sado-masoquista entre uma ex-prisioneira dos nazis (Rampling) e o seu antigo carrasco (Dirk Bogarde) num encontro no pós-guerra, que a transforma num símbolo sexual cult e grande estrela internacional.
Enquanto continuava a filmar na Europa, no fim da década de 1970, Charlotte tornou-se mais popular entre a audiência norte-americana com o seu trabalho no film noir "Farewell, My Lovely", com Robert Mitchum (1975), baseado no romance de Raymond Chandler, "Stardust Memories" ("Recordações") com e de Woody Allen e, principalmente, "The Verdict" ("O Veredicto"), de 1982, sucesso de bilheteira e prémios com Paul Newman. Em 1986, voltou a provocar polémica entre plateia e crítica com o filme "Max, Mon Amour", de Nagisa Oshima, em que se apaixona por um chimpanzé.
Nos anos 90 Charlotte diminuiu o ritmo e o interesse na sua carreira, fazendo poucos filmes e trabalhando mais em filmes para a televisão britânica. Charlotte credita ao cineasta francês François Ozon o seu regresso em grande estilo ao cinema nos anos 2000, com Sou le sable ("Sob a Areia"), de 2000, e "Swimming Pool", de 2003, ambos sucessos de crítica principalmente devido às interpretações de Charlotte, filmesque foram concorrentes a vários prémios.
Foi condecorada com a Ordem do Império Britânico em 2000, pelo seu papel nas relações do cinema franco-britânico e recebeu um César em 2001.
Em 2002 gravou um álbum chamado "Comme Une Femme", com canções em inglês e francês, além de trechos falados.
Na década de 1990, época em que esteve afastada das grandes produções internacionais, Rampling lidou psicologicamente com a questão que a afligiu por toda a vida adulta e lhe deu fama de séria e fechada no cinema: a morte da sua irmã mais velha, Sarah, mãe prematura que se suicidou em 1966, na Argentina, aos 23 anos. Durante quase quarenta anos, até a morte da sua mãe em 2001, o segredo do seu suicídio foi guardado por ela e pelo seu pai - que morreu aos 100 anos, em 2006, quando era o mais idoso atleta olímpico ainda vivo da Grã-Bretanha - que juraram não deixar a esposa e mãe saber da verdade, sobre o que, na época, foi noticiado como morte por hemorragia cerebral. Sobre o que viveu nesse período, declarou: "Foi uma época em que tive que conviver comigo mesma sobre isso, em profunda depressão, se devia trazê-la ou não para mais perto de mim, se devia falar a verdade. A morte de minha mãe desbloqueou minha mente."
Foi casada duas vezes, a primeira delas em 1972 com Bryan Southcombe, um actor e publicista, a meio de um escândalo pelas notícias de que, antes disso, os dois viviam numa relação de "ménage à trois" com um modelo chamado Randall Lawrence. Dessa relação, que acabou em divórcio em 1976, teve um filho, Barnaby, hoje realizador de televisão. Em 1974, declarou sobre o facto: "Existem tantos mal-entendidos na minha vida. (...) Certa vez causei um escândalo por dizer que vivia com dois homens. (...) Eu não disse isso num sentido sexual. (...) Éramos apenas como quaisquer pessoas que dividem um apartamento."
O seu segundo casamento, em 1978, com o músico Jean-Michel Jarre, deu-lhe mais três filhos e durou mais de vinte anos, acabando publicamente em 1997, quando descobriu, através de notícias de tablóides de "fofocas" que o marido tinha uma caso com outra jovem mulher, o que lhe causou um distúrbio nervoso.
Desde 1998 vive com um empresário francês da área de comunicações, Jean-Noël Tassez.
Filmografia parcial
Ano | Título original | Título Brasil | Título Portugal |
---|---|---|---|
1965 | The Knack ...and How to Get It | A Bossa da Conquista | Lições de Sedução |
1969 | La caduta degli dei | Os Deuses Malditos | Os Malditos |
1973 | Giordano Bruno | Giordano Bruno | Giordano Bruno |
1973 | Zardoz | Zardoz | Zardoz |
1974 | Il portiere di notte | O Porteiro da Noite | O Porteiro da Noite |
1975 | Farewell, My Lovely | O Último dos Valentões | O Último dos Duros |
1980 | Stardust Memories | Memórias | Recordações |
1982 | The Verdict | O Veredito | O Veredicto |
1986 | Max Mon Amour | Max Meu Amor | Max, Meu Amor |
1987 | Angel Heart | Coração Satânico | Nas Portas do Inferno |
2000 | Sous le sable | Sob a Areia | Sob a Areia |
2001 | Spy Game | Jogo de Espiões | Jogo de Espiões |
2003 | Swimming Pool | À Beira da Piscina | Swimming Pool |
2009 | O mylos kai o stavros | O Moinho e a Cruz | O Moinho e a Cruz |
2011 | Melancholia | Melancholia | Melancholia |
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
Os Malditos (1969)
O Porteiro da Noite (1974)
Recordações (1980)
O Veredicto (1982)
Max, meu Amor (1986)
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