Randolph Scott - nascido a 23 de Janeiro de 1898, em Orange County (Virginia) e falecido a 2 de Março de 1987, em Beverly Hill (Califórnia) foi um actor norte-americano, notável pela quantidade de westerns que estrelou e que fizeram dele um dos actores mais rentáveis de Hollywood durante as décadas de 1940 e 1950.
Biografia
Vindo de uma família abastada e filho de um rico engenheiro, Randolph Scott foi um dos principais astros de Hollywood. Durante uma visita a Charlotte, na Carolina do Norte, os seus pais decidiram enraizar-se no local com o jovem Randolph. Logo depois, Randolph estudou no Instituto Universitário de Tecnologia da Georgia, graças a uma bolsa de estudos ganha pelas suas performances como jogador de futebol americano. Ferido numa partida, Scott transferiu-se para a Universidade de Carolina, onde se formou em Engenharia, e logo começou a trabalhar na manufacturação de produtos têxteis.
Descoberto por um agente hollywoodiano, que procurava um duplo para Gary Cooper, Scott largou o seu emprego e foi para a Califórnia, onde se encontrou com Howard Hughes, que lhe conseguiu uma audiência com Cecil B. DeMille, com a finalidade de fazer um teste. Aprovado, foi logo empregado para treinar com o próprio astro Gary Cooper o sotaque virginiano para o seu filme de 1929, "Agora ou Nunca" (The Virginian), além de ter feito uma ponta como actor no filme.
Enquanto não surgiam propostas de trabalho em Hollywood, Randy (como era conhecido) voltou a jogar (e desta vez profissionalmente) num time de futebol americano da Califórnia. Alguns agentes da Paramount viram-no em um jogo e ofereceram-lhe um contrato. Abandonando de vez o futebol, tornou-se definitivamente actor. Rapidamente, avançou para os papéis principais, graças à sua boa dicção e voz (não fazia tanto tempo que o cinema sonoro havia se firmado em Hollywood, e os patrões dos estúdios estavam dispostos a contratar somente actores e actrizes que tivessem uma boa voz), além do seu porte altivo de 1m 94cm, embora o seu encanto de "homem calmo" não fosse o bastante para indiciar o tremendo sucesso que viria a alcançar mais tarde.
Apesar das suas qualidades, Randy foi um actor mediano em comédias, dramas, e em aventuras ocasionais, até se projectar nos westerns, onde decididamente se consagrou como um dos maiores ícones americanos, entre 1940 até 1962, quando se despediu das telas. A sua personalidade artística alterou-se da figura calma para uma figura estóica, de homem resistente, imponente, e duro como uma rocha.
Transformou-se num dos grandes campeões de bilheteira no género western, tendo ganho muito dinheiro. A sua prosperidade aumentou ainda mais a partir dos anos 1950, quando se aliou ao realizador Budd Boetticher, com quem fez uma série de westerns. Já nesta época, Scott tinha-se associado ao produtor Harry Joe Brown, e juntos fundaram a Randbrow Enterprises, uma produtora que realizou muitas películas do astro, tanto para a Warner Brothers quanto para a Columbia Pictures.
Randolph Scott e Cary Grant
Por mais de 30 anos, Scott e Cary Grant foram amigos inseparáveis, o que causou, mais tarde, rumores de que os dois astros fossem homossexuais. Em fins dos anos 1930, Grant e Scott eram companheiros de quarto, numa casa de praia, alugada pelo próprio Grant. Na ocasião, os dois jamais foram vistos com mulheres ou outras estrelas, e muitas fotos dos dois actores foram tiradas na piscina. Mesmo depois de casados com as suas mulheres, ainda mantinham encontros. Ao saber do falecimento de Grant, em 1986, o velho Scott, então já com oitenta e cinco anos de idade, compareceu ao velório antes da cremação, dirigiu-se ao caixão, pegou nas mãos do cadáver, beijou-as, colocou–as sobre sua cabeça, e chorou.
Casamentos
Randolph Scott casou-se duas vezes; a primeira em 1936 com Mariana Du Pont Somerville, de quem se divorciou em 1939; depois, voltou a se casar em 1944, com uma senhora da alta sociedade de Los Angeles, Patricia Stillman (que já havia feito alguns trabalhos como actriz), com quem teve dois filhos, Sandra e Christopher. A união durou até ao fim de sua vida, em 1987.
O golfe, outras curiosidades, e o fim
Decidiu aposentar-se após a conclusão de sua última película, "Os Pistoleiros da Noite" ("Ride the High Country", 1962), clássico de Sam Peckinpah, onde contracenou com outro gigante do western, Joel McCrea. Começou a dedicar-se ao seu rancho, na Carolina do Norte, onde passava o primeiro semestre todos os anos. Chegando o semestre seguinte, voltava para a sua mansão em Beverly Hills, na Califórnia, e ao seu passatempo preferido: o golfe.
Desde que entrou para comunidade de Hollywood, Rand adorava golfe, e ao tentar ingressar como sócio num clube de Beverly Hills, teve a sua proposta recusada. O motivo justificado pelos proprietários foi de que não aceitavam naquele recinto "judeus e actores". Em contrapartida, Scott defendeu-se, dizendo o seguinte: "Amigos, os senhores estão enganados. Eu não sou actor, e os vinte e cinco filmes que fiz provam isso. Sei brigar, sei cortejar a mocinha, sei usar o revólver, mas actor, nunca fui!". Imediatamente, a sua proposta de sócio foi aprovada.
Interpretou um vilão somente uma vez. Foi em "The Spoilers" ("A Indomável", 1942), contracenando com Marlene Dietrich e John Wayne. No filme, Scott luta ferozmente com Wayne por Marlene, uma luta que dura oito minutos, saindo Wayne vencedor, embora repleto de contusões. Os dois actores socaram-se de verdade, mas tudo foi combinado entre eles, que dispensaram duplos para a cena.
Outro dos melhores amigos de Randolph Scott foi o Reverendo Billy Graham.
Stardust era o nome de seu cavalo, cavalgado por ele em seus muitos westerns.
No fim da vida, Scott tornou-se multimilionário graças aos seus bons investimentos e gastou os anos que lhe restavam jogando golfe. Morreu no dia 2 de Março de 1987, aos oitenta e nove anos de idade, após ter sofrido vários ataques de pneumonia e ter o coração muito debilitado, deixando a segunda esposa, Patricia (falecida em 2005), e os seus dois filhos, Christopher e Sandra. Foi sepultado em Elmwood Cemetery, Charlotte, Carolina do Norte no Estados Unidos.
Carreira
Depois de pequenos papéis em vários filmes, alguns inclusive sem receber créditos, Scott fez para a Paramount, entre 1932 e 1935, uma série de dez westerns B baseados em histórias de Zane Grey, que serviram para consolidar a sua imagem, não só na indústria cinematográfica, mas principalmente entre a massa de espectadores. Sete desses filmes foram dirigidos por Henry Hathaway, que estava começando a sua carreira.
Até 1945, Scott esteve em fitas de diversos gêneros, como aventuras ("She", 1935), comédias ("A Minha Esposa Favorita"/"My Favoriter Wife", 1940) e dramas de guerra ("A Batalha Final"/"Gung Ho!", 1943), ao mesmo tempo em que se firmava em westerns co-estrelados, entre outros, por Tyrone Power e Henry Fonda ("Jesse James"/"Jesse James", 1939), Errol Flynn e Humphrey Bogart ("A Caravana do Ouro"/"Virginia City", 1940) e Gene Tierney ("Formosa Bandida"/"Belle Starr", 1941).
No entanto, a partir de 1945, todos os seus filmes são westerns, com excepção de dois: a comédia "Lar, Doce Tortura" ("Home, Sweet Homicide", 1946) e o drama "Véspera de Natal" ("Christmas Eve", 1947). Entre fitas de rotina e outras com atractivos diversos, Scott trabalhou com os realizadores Ray Enright, Andre de Toth, Gordon Douglas, Lesley Selander, John Sturges etc.
Porém, a sua parceria mais importante foi iniciada em 1956, com Budd Boetticher, com quem fez sete westerns, hoje todos considerados clássicos: "Sete Homens Sem Destino" ("Seven Men from Now", 1956), "O Resgate do Bandoleiro" ("The Tall T", 1956), "Entardecer Sangrento" ("Decision at Sundown", 1957), "Fibra de Herói" ("Buchanan Rides Alone", 1958), "O Homem Que Luta Só" ("Ride Lonesome", 1959), "Um Homem de Coragem" ("Westbound", 1959) e "Cavalgada Trágica" ("Comanche Station", 1960).
"Pistoleiros da Noite" ("Ride the High Country", 1962) encerrou de forma brilhante a extraordinária carreira de Scott, que fez mais westerns que outros grandes nomes do género, como John Wayne e Gary Cooper.
FILMOGRAFIA
1962 Os Pistoleiros da Noite
Gil Westrum
1960 Emboscada Fatal
Jefferson Cody
1959 O homem que luta só
Ben Brigade
1959 Luta sem Tréguas
Capt. John Hayes
1958 Têmpera de Herói
Tom Buchanan
1957 Entardecer Sangrento
Bart Allison
1957 Justiça Sem Lei
Capt. Buck Devlin
1957 A Marca do Terror
Pat Brennan
1956 O 7.º de Cavalaria
Capt. Tom Benson
1956 7 Homens Para Matar
Ben Stride
1955 Rua Sem Lei
Marshal Calem Ware
1955 Tall Man Riding
Larry Madden
1955 Ataque ao Amanhecer
James Barlow
1955 Imperadores do Crime
John Stewart
1954 The Bounty Hunter
Jim Kipp
1954 Assalto à Diligência
Larry Delong
1953 Tempestade na Planície
Captain David Porter
1953 O Forasteiro Estava Armado
Jeff Travis
1953 The Man Behind the Gun
Major Ransome Callicut
1953 Three Lives (Short)
Commentator
1952 O Laço do Carrasco
Major Matt Stewart
1952 O Oiro da Discórdia
Silent Jeff Kincaid
1951 O Teu Amor e Uma Cabana
Randolph Scott
1951 Duelo na Montanha
Owen Merritt
1951 Contra o Crime
Ned Britt
1951 Conquista de Santa Fé
Britt Canfield
1951 Sugarfoot
Jackson 'Sugarfoot' Redan
1950 The Cariboo Trail
Jim Redfern
1950 Calibre 45
Steve Farrell
1950 The Nevadan
Andrew Barclay
1949 O Justiceiro
Jim Dancer
1949 O Vale Era Vermelho
Bill Doolin / Bill Daley
1949 A Conquista da Civilização
Tom Andrews
1949 Os Aventureiros do Deserto
Jim Carey
1948 Voltaram os Malvados
Vance
1948 Terras Sombrias
Chris Danning
1948 A Ferro e Fogo
Cole Armin
1947 A Tia Milionária
Jonathan 'Johnny'
1947 Horizontes de Sangue
Brazos Kane
1947 Os Ginetes da Morte
Bat
1946 Detectives à Força
Lt. Bill Smith
1946 Terra de Malvados
Mark Rowley
1946 Alvorada de Fogo
Dan Mitchell
1945 O Capitão Kidd
Adam Mercy / Adam Blayne
1945 Sob o Celeste Império
Dr. Gray Thompson
1944 A Bela de Yukon
Honest John Calhoun
1944 Parada da Alegria
Randolph Scott (uncredited)
1943 A Selva em Armas
Col. Thorwald
1943 Corveta K 255
Lieut. Commander MacClain
1943 Bandidos
Sheriff Steve Upton
1943 Fortalezas Voadoras
Capt. Buck Oliver
1942 Sangue Negro
Cash Evans
1942 Oiro
Alex McNamara
1942 Tudo por Ela
Sgt. Dixie Smith
1941 Os Heróis de Paris
Lt. Nicholas 'Nick' Jordan
1941 A Lenda da Raposa Vermelha
Sam Starr
1941 Conquistadores
Vance Shaw
1940 Todos os Irmãos Foram Valentes
Tod Jackson
1940 A Minha Mulher Favorita
Burkett
1940 Duas Causas
Vance Irby
1939 20000 Homens por Ano
Brad Reynolds
1939 Sentinelas do Oceano
Lt. Thomas 'Speed' Bradshaw
1939 A Lei do Mais Forte
Wyatt Earp
1939 Shirley Entre os Índios
Monty - Inspector Angus Montague
1939 A Justiça de Jesse James
Will Wright
1938 Vão Lá Perceber as Mulheres
Steve Fortness
1938 Heroína doTexas
Kirk Jordan
1938 A Garota da Rádio
Anthony Kent
1937 A Fúria do Oiro Negro
Peter Cortlandt
1936 Go West Young Man
Bud Norton
1936 O Último Moicano
Hawkeye
1936 And Sudden Death
Police Lt. James Knox
1936 Siga a Marinha
Bilge Smith
1935 A Deusa do Fogo
Leo Vincey
1935 Village Tale
T.N. 'Slaughter' Somerville
1935 Paz na Guerra
Duncan Bedford
1935 Roberta
John
1935 Sonhos de Ouro
Larry Sutton
1935 A Lei do Oeste
Tom Hatfield
1934 A Caravana de Oregon
Clint Belmet
1934 The Last Round-Up
Jim Cleve
1933 Broken Dreams
Dr. Robert Morley
1933 To the Last Man
Lynn Hayden
1933 Man of the Forest
Brett Dale
1933 Cocktail Hour
Randolph Morgan
1933 Na Pista do Criminoso
Ash Preston
1933 Anjo e Demónio
Grant Wilson
1933 A Tribo Maldita
Tom Doan
1933 Murders in the Zoo
Dr. Jack Woodford
1933 Hello, Everybody!
Hunt Blake
1932 Wild Horse Mesa
Chane Weymer
1932 Hot Saturday
Bill Fadden
1932 Heritage of the Desert
Jack Hare
1932 A Successful Calamity
Larry Rivers, the Polo Coach
1932 A Noiva do Céu
Captain Frank Robertson
1931 Women Men Marry
Steve Bradley
1930 Born Reckless
Dick Milburn (uncredited)
1929 Dinamite
Coal Miner (unconfirmed, uncredited)
1929 The Virginian
Rider (uncredited)
1929 Half Marriage
Night Club Patron (uncredited)
1929 Illusion
Party Guest (uncredited)
1929 Sailor's Holiday (uncredited)
1929 The Black Watch
42nd Highlander (uncredited)
1929 The Far Call
Helms
1929 Weary River
Man in Audience (0:56) (uncredited)
1928 Heróis do Mar
Foreign Serviceman in Moroccan Cafe (uncredited)
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
A Justiça de Jesse James (1939)
A Minha Mulher Favorita (1940)
A Selva em Armas (1943)
Ataque ao Amanhecer (1955)
Sem comentários:
Enviar um comentário