Wong Kar-Wai - nascido em Xangai, a 17 de Julho de 1958 - é um cineasta chinês de Hong-Kong.
Juntamente com realizadores como Eddie Fong, Stanley Kwan e Clara Law, pertence ao movimento chamado de "Segunda Nova Onda" do cinema de Hong Kong. Foi o primeiro chinês a ganhar o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes de 1997.
O realizador nasceu em Xangai em 1958, baptizado com o sobrenome de família Wong, que vem antes do prenome Kar-Wai, conforme funciona na cultura chinesa. Mudou-se com os pais para Hong Kong em 1963. Vindo da China continental e falando apenas mandarim de Xangai, era levado frequentemente pela mãe às salas de cinema, como uma forma de acelerar a sua exposição ao dialecto cantonês falado em Hong Kong, em que ele se tornou fluente a partir dos 13 anos de idade.
Em meados da década de 1970 estudou design gráfico na Escola Politécnica de Hong Kong. Graduou-se em 1980 e interessou-se em fotografia, em particular pelo trabalho de Robert Frank, Henri Cartier-Bresson e Richard Avedon. Matriculou-se logo após a sua formatura em 1980 num programa de treino patrocinado pelo canal Television Broadcasts Limited (HKTVB). Reconhecido pelo seu trabalho inicial como assistente de produção de uma série de periódicos, rapidamente progrediu para a escrita de roteiros, principalmente para a popular telenovela popular Don't Look Now, em 1981, e passou a dedicar-se unicamente a essa carreira.
Deixou a HKTVB no ano seguinte, para se tornar um argumentista em tempo integral para o cinema, onde escreveu roteiros para os mais variados géneros, sempre com uma veia comercial, para as famosas empresas de produção local The Wing Scope Co. e In-gear Film Production Company. Além de assinar os roteiros dos filmes "Rainbow" (1982), "Chase a Fortune" (1985) e "The Final Victory" (1987), Wong Kar-Wai considera ter colaborado, de alguma forma, em cerca de cinquenta outros, embora não tenha ganho crédito oficial.
Durante esse período, encontrou no realizador Patrick Tam, de "The Final Victory", um mentor que lhe apresentou o trabalho do escritor argentino Manuel Puig, pelo qual Wong Kar-Wai seria particularmente influenciado pela narrativa fragmentária de Boquitas pintadas.
Enquanto trabalhava em "The Final Victory", Wong Kar-Wai preparava a sua estreia como realizador de cinema fazendo o filme policial "Conflito Mortal". Embora guardasse semelhança com obras comerciais baseadas em artes marciais do cinema de Hong Kong, a primeiro longa-metragem do cineasta registava um estilo visual muito próprio e fazia tributo ao filme "Caminhos Perigosos", de Martin Scorsese. Lançado em 1988, "Conflito Mortal" causou sensação no circuito local e possibilitou que Kar-Wai apostasse na realização cinematográfica.
Em 1990, Wong Kar-Wai fez a sua segunda longa-metragem, "Dias Selvagens", o seu primeiro filme autoral. Embora tenha sido um fracasso comercial que custou muito dinheiro para a produtora, o filme rendeu-lhe elogios da crítica e os primeiros prémios internacionais, além de apresentar algumas das características que se tornariam marca registada do seu estilo do realizador, com o enfoque em personagens melancólicas e desajustadas, atormentadas por memórias, com histórias tortuosas, contadas sobre o fundo de trilhas sonoras elaboradas. No mesmo período e ao lado do seu colega de realização Jeff Lau, fundou a Jet Tone Films, a sua própria produtora, com o objectivo de ter total controle sobre os seus projectos e fazer filmes à sua maneira.
A primeira produção da Jet Tone Films foi "Cinzas do Passado", que Wong Kar-Wai começou a trabalhar em 1992. Este filme, um épico wuxia, tomou-lhe cerca de dois anos de filmagens no deserto de Gobi e milhões de dólares. O cansaço causado pela longa produção e o elevado custo da obra levou a rodar, num intervalo da pós´produção de "Cinzas", um filme paralelo, "Amores Expressos", de baixo orçamento e menos esforço criativo que foi filmado e editado em apenas três meses e estreou pouco antes da conclusão de "Cinzas do Passado", em 1994.
Além de lhe render reconhecimento internacional, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, "Amores Expressos" representou um escape ao cineasta, que lhe ajudou a finalizar seu épico de artes marciais meses depois, embora não tenha sido reconhecido à época como um sucesso comercial e de crítica.
Em 1995, foi lançado "Anjos Caídos", que, originalmente, foi concebido juntamente com o processo de produção de "Amores Expressos", mas acabou desmembrado num filme próprio. Dois anos mais tarde, estreou "Felizes Juntos", a sua sexta longa-metragem que lhe rendeu o prémio de Melhor Realizador do júri no Festival de Cannes. Dois anos mais tarde, estreou "Wong Happy Together" no Festival de Cannes, levando para casa o prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes de 1997.
Wong Kar-Wai consolidou-se como um realizador autoral bem-visto pela crítica com os seus dois filmes seguintes, "Amor À Flor Da Pele" e "2046 - Os Segredos do Amor", lançados respectivamente em 2000 e 2004. Também dirigiu um dos três segmentos do filme "Eros", também de 2004. Dois anos depois foi convidado para presidir o júri do Festival de Cannes, tornando-se o primeiro realizador chinês a fazê-lo.
Em 2007, foi lançado "My Blueberry Nights", a sua nona longa-metragem e a primeira feita integralmente em língua inglesa, que possibilitou a estreia da cantora Norah Jones como actriz. Em 2013, finalizou e lançou "O Grande Mestre", filme baseado na vida do mestre de kung fu Yip Man.
Filmografia
Longa-metragem
Ano | Título original | Título no Brasil | Título em Portugal |
---|---|---|---|
1988 | Wong Gok Ka Moon (旺角卡門) | Conflito Mortal | Ao Sabor da Ambição |
1990 | A Fei Zheng Chuan (阿飛正傳) | Dias Selvagens | Days of Being Wild |
1994 | Dung Che Sai Duk (東邪西毒) | Cinzas do Passado | As Cinzas do Tempo |
Chung Hing Sam Lam (重慶森林) | Amores Expressos | Chungking Express | |
1995 | Duo Luo Tian Shi (墮落天使) | Anjos Caídos | Anjos Caídos |
1997 | Chun Gwong Cha Sit (春光乍洩) | Felizes Juntos | Felizes Juntos |
2000 | Fa Yeung Nin Wa (花樣年華) | Amor à Flor da Pele | Disponível para Amar |
2004 | 2046 (filme) | 2046 - Os Segredos do Amor | 2046 - Os Segredos do Amor |
2007 | My Blueberry Nights (藍莓之夜) | Um Beijo Roubado | O Sabor do Amor |
2013 | Yi dai zong shi (一代宗師) | O Grande Mestre | O Grande Mestre |
Outros
Ano | Título Original | |
---|---|---|
1996 | wkw/tk/1996@7'55"hk.net | curta-metragem/publicidade |
2000 | Hua yang de nian hua | curta-metragem |
2001 | The Hire: The Follow | curta-metragem/publicidade |
2002 | Six Days | videoclipe |
2004 | "A Mão" | segmento do Eros |
2007 | "I Travelled 9000 km to Give It to You" | curta-metragem em Chacun son cinéma : une déclaration d'amour au grand écran |
There's Only One Sun | curta-metragem/publicidade |
Prémios
Recebeu três nomeações ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro, por "Chungking Express" (1994), "Happy Together" (1997) e "In the Mood for Love" (2000).
Recebeu uma nomeação ao BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro, por "In the Mood for Love" (2000).
Ganhou o César de Melhor Filme Estrangeiro, por "In the Mood for Love" (2000).
Recebeu uma nomeação ao Préio Bodil de Melhor Filme Não-Americano, por "In the Mood for Love" (2000).
Ganhou o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes, por "Happy Together" (1997).
Ganhou o Prémio FIPRESCI no Festival de Valladolid, por "2046 - Os Segredos do Amor" (2006).
Ganhou o Prémio FIPRESCI no Festival de Estocolmo, por "Chungking Express" (1994).
Ganhou o Prémio de Melhor Filme no Festival de Valdivia, por "In the Mood for Love" (2000).
Nota: o presente texto é uma adaptação de outros documentos constantes na Wikipedia e na IMDB.
T O P F I V E (Recomendado)
Chungking Express (1994)
Felizes Juntos (1997)
Disponível para Amar (2000)
O Sabor do Amor (2007)
O Grande Mestre (2013)
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